Estamos em agosto,  o que, até de forma inconsciente, liga o alerta nas pessoas de que o primeiro semestre do ano já se foi. Naqueles que se preocupam com forma física, saúde e bem-estar e que no momento não estão fazendo nenhuma atividade física, também liga o alerta de que é hora de começar a malhar para estar com o corpo em dia para o verão. Este pensamento está correto e errado ao mesmo tempo. Aí você pergunta: como assim, correto e errado ao mesmo tempo?
Correto porque, em qualquer tempo, é sempre bom se preocupar com o corpo, com a saúde e iniciar, de fato, uma atividade física. Manter o corpo em atividade oxigena o organismo, melhora a circulação sanguínea, fortalece o sistema imunológico, previne doenças cardiovasculares e melhora até o humor, além de outras dezenas de benefícios. Fazer uma atividade física, seja ela qual for, vai fazer você se sentir melhor e mais bem disposto (a) para curtir a vida.
O que está errado neste pensamento é se preocupar com o corpo apenas para ficar em forma para o verão. Por mais que sejamos vaidosos e gostemos de receber elogios, o corpo sarado é o que menos importa no cuidado com a saúde. Entrar em uma academia em agosto, ou pior ainda,  em setembro, pensando apenas no verão, é uma atitude que se traduz mais em risco do que em benefício para a saúde. Ainda mais se não houver o correto acompanhamento de um profissional, esses malhadores de ocasião costumam exagerar na carga e na intensidade, sem antes terem feito um preparo adequado. O resultado são, quase sempre, lesões, problemas nas articulações e poucos resultados.
Por isso, o ideal é que você tenha um programa de treinamento durante o ano todo. Planejado e bem executado, este plano vai lhe trazer um corpo bonito sim, mas, principalmente, saúde, que vem em redução do colesterol ruim, emagrecimento, maior capacidade respiratória, diminuição no estresse, entre outros.
Aqui na Biofitness, o nosso objetivo é mais do que fazer você ficar com o corpo bonito. Queremos que tenha saúde o ano todo e pregamos que o treinamento seja constante para que os resultados fiquem mais aparentes. Comece sim a malhar agora, mas pensando em benefícios em longo prazo. Claro que já terá resultados no próximo verão, mas a continuidade no treinamento o levará a ficar em forma para o verão e para a vida toda. Venha conversar com nossos profissionais e faça uma aula experimental.